sexta-feira, 26 de junho de 2009

A ESCOLA CHAMPAGNAT


Nosso principal objetivo junto à Educação de Jovens e Adultos (EJA) é possibilitar educação de qualidade nos níveis de Alfabetização e Ensino Fundamental aos jovens e adultos em situação de vulnerabilidade pessoal e social que não tiveram acesso à escola (Balanço Social Marista 2005 – UBEE-UNBEC).
A ação educativa precisa estar fundamentada nos pressupostos da educação popular baseada em uma educação dialógica, reflexiva e libertadora, que possibilite aos educandos assumir uma postura crítica autônoma e participativa diante dos acontecimentos e da realidade social.
Enfim, umas das grandes lições deixadas por Paulo Freire, é que devemos despertar nos nossos alunos o prazer e a paixão de aprender.


“Somos os únicos em que aprender é uma aventura criadora, algo por si mesmo, muito mais rico de que meramente repetir a lição. Aprender pra nós é construir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e a aventura do espírito” (Paulo Freire)



EQUIPE DE EDUCADORES


Um comentário:

  1. Olá! preciso de uma informaçãozinha de vcs... conheço um senhor q parou de estudar há muitos anos, e que agora viu q precisa voltar aos estudos e está motivado, mas não sabe como fazer para encontrar uma opção de EJA em que ele possa se inscrever... Eu sei do Champagnat há anos, mas tb não sei o que deve ser feito.. vcs poderiam POR FAVOR mandar alguma instrução de matricula (período e onde fazer a mat)? é que estamos em período de férias e não tem ninguém lá p dar informação (ao menos foi o que o porteiro disse). Se vcs puderem ajudar, ficaremos muitos gratos! Obrigadão mesmo. Abraço!

    ResponderExcluir